pelourinho


Parceiros
Condições especiais para associados
SAGE

PT
Quem Somos

O contexto empresarial, os conceitos e inerentes procedimentos são algumas preocupações que estão na ordem do dia do empresário.

Para antecipar e criar condições de aproximação às novas realidades, a AECBP delineou um conjunto de estratégias que pretendem, sobretudo, promover o desenvolvimento de uma região que apresenta potencialidades económicas, sociais e culturais. Inserida neste meio, a AECBP dá voz, junto das mais altas instâncias, de todos os problemas que afectam os empresários da região, tentando, para tal, ser o elo de ligação.

A AECBP tem como objectivo principal fomentar o desenvolvimento desta região que detém um conjunto de características potenciais que contribuem para o enriquecimento da economia regional e local. Tem, ainda, como missão estratégica a avaliação e detecção de todos os possíveis estrangulamentos ao desenvolvimento de actividades económicas da região.

Este é um trabalho que temos vindo a desenvolver, tentando sempre aproveitar as oportunidades que surgem do meio envolvente, transformando-as em verdadeiras ferramentas de trabalho para as empresas da nossa região. Para tal é imprescindível dar continuidade a este trabalho de forma concertada e planeada, por forma a contribuir positivamente para o futuro do meio empresarial da região.

Neste sentido, e através dos seus gabinetes, a AECBP tem ao dispor dos seus associados um conjunto de serviços capazes de promover a imagem da sua empresa, desenvolver o seu funcionamento e torná-la cada vez mais competitiva.

"Com a experiência da tradição construímos a modernidade"

Durante quase um século de tradição na prossecução de importantes empreendimentos de âmbito local e regional, a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) congratula-se pelos sucessos alcançados e parcerias estabelecidas em defesa do espírito de solidariedade, do apoio recíproco e da representação dos interesses dos seus associados e das empresas da região.

A representatividade cada vez mais significativa da AECBP nos sectores do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo tem permitido a acrescida intervenção dos seus associados nos processos de decisão e de dinamização do meio empresarial.

A AECBP disponibiliza um conjunto de serviços técnicos especialmente direccionados para o prestígio da actividade empresarial e para o desenvolvimento profissional, económico, associativo, comercial e cultural dos concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor.

O diálogo permanente com as diversas instâncias de decisão locais, regionais e nacionais elegem a AECBP como parceiro na implantação de uma missão estratégica orientada para modernidade e para o progresso da Cova da Beira e da Região.

AECBP ao longo do tempo

A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor foi fundada em 1920 com a designação de Associação Comercial dos Lojistas. Em 1939, por imperativo legal, transformou-se em Grémio do Comércio do Concelho da Covilhã, por alvará de 19 de Setembro de 1940.

Em 25 de Outubro de 1956, por Alvará do Ministro das Corporações e Providência Social, o Grémio passou a designar-se por Grémio do Comércio dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor. Foi um passo importante para esta Associação uma vez que a mesma viu alargada a sua área de jurisdição aos concelhos limítrofes, caracterizando-a com objectivos regionais.

Com a revolução de Abril todo o panorama associativo foi alterado e o Grémio deu lugar à Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor. Os estatutos foram publicados no Boletim do Trabalho e Emprego n.º 35 - 1ª Série de 25 de Setembro de 1977.

Foi, assim, dado um passo fundamental para o desenvolvimento de todo este movimento Associativo que tem promovido a solidariedade, representado condignamente as respectivas actividades empresariais e tem imposto a necessária credibilidade, assim como tem fomentado um são relacionamento e apoio reciproco entre os Associados e a Associação.

Em 1983 adquiriu o edifício onde está instalada, o que tem permitido a execução de uma panóplia de actividades. No dia 10 de Janeiro de 1995 foi publicado no Diário da República a concessão da declaração de utilidade pública.

A 3 de Maio de 2001, por alteração deliberada em assembleia geral extraordinária, a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor passou a denominar-se Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor - AECBP.

Presentemente a Associação tem vindo a reorientar os seus vectores estratégicos tendo em conta as alterações no tecido empresarial, tirando partido da sua tradição ajustando-a aos novos tempos criando, assim, novos serviços orientados no sentido da modernização dos mesmos.

Desde Março de 2002, que a AECBP passou a dispor de um Centro de Formação, sito na Av. 25 de Abril, n.º 62, Covilhã, onde se desenvolvem todas as actividades formativas da AECBP.

Isto porque se torna necessário assegurar toda a prestação de serviços de apoio e assistência técnica. Como a realidade se altera a cada minuto que passa impõe-se a criação de novas soluções para problemas antigos e mais recentes.

Por isso, temos a preocupação em promover o acesso à informação e em desenvolver um aconselhamento técnico permanente. Tudo para auxiliar os associados e as empresas nas suas tomadas de decisões e orientá-los na candidatura aos inúmeros incentivos existentes, contribuindo deste modo para a criação de emprego e para o desenvolvimento do Interior e da Cova da Beira.

voltar
Topo